Fatec e Prefeitura firmam parceria para capacitar pequeno e médio empresários para o comércio exterior

Indaiatuba tem 28,8 mil micros e pequenas empresas formalizadas

Por Alenita Ramirez

A Prefeitura de Indaiatuba firmou parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec-ID) para capacitação de pequenos e médios empresários da cidade que desejam vender no comércio externo.

Indaiatuba tem 28.868 micros e pequenas empresas formalizadas, sendo a maior parte de serviços (50%), seguido de comércio (27%), indústria (11%), construção civil (8%) e agronegócio (4%).

Pelo projeto, pequenos e médios empresários da cidade serão capacitados a comercializarem seus produtos e ideias em âmbitos internacionais.

Pela proposta, a Fatec disponibiliza para a prefeitura alunos que participaram do projeto de intercâmbio e estes darão cursos para o público-alvo, cadastrados junto ao órgão municipal.

O projeto, agora, será levado aos empresários interessados em expandir o comércio para fora do Brasil por meio de uma reunião on-line, que será realizada no dia 23 de março, às 19h30.

Para participar, o empresário precisa se inscrever e as inscrições serão abertas na segunda semana de março e seguem até dia 19 do mês. A Prefeitura enviará as informações necessárias para os empresários nos próximos dias.

Caso haja interesse do empresário em expandir os negócios, ele terá que fazer uma carta de intenção, mas isso após o encontro virtual. A faculdade por meio dos professores e alunos passarão a acompanhar as ações dessas empresas no intuito de auxilia-los na prática do comércio exterior.

O evento virtual será realizado em parceria entre a Prefeitura e Fatec com o Centro de Paula Souza, Ampei, Associação Industrial e de Agropecuária de Indaiatuba (Aciai) e Ciesp além dos professores estrangeiros que são parceiros da instituição de ensino.

A parceria foi fechada, na última quinta-feira, em encontro que contou com as presenças da secretária municipal de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, e do secretário municipal de Governo, Luiz Alberto Cebolinha Pereira, além do diretor da Fatec, José Luiz Marques, do coordenador do curso de comércio exterior, Ricardo Nóbrega, e do professor João Cantarelli, na sede da Fatec, em Indaiatuba.

INTERCÂMBIO

O intercâmbio da Fatec é direcionado aos alunos de todos os semestres do curso de comércio exterior.

O programa faz parte da grade curricular da faculdade e já está na terceira edição neste ano, com a parceria com a Universidade DePaul. Neste ano, o sistema de trocas de experiências com alunos estrangeiros ocorre em fevereiro até dia 19 de março.

O programa visa a troca internacional de experiências entre alunos, onde eles se conectam com um parceiro estrangeiro que ensina uma disciplina semelhante a que eles já tenham visto, além de participarem de um workshop de desenvolvimento profissional.

A parceria da Prefeitura com as instituições de ensino visa fomentar a economia local, através do auxílio e capacitação dos pequenos e médios empresários que desejam vender no comércio externo.

O intercâmbio de ideias foi idealizado pelo professor da Fatec, Ricardo Nobrega. Nesta edição, participam 40 alunos dos dois países.

Segundo a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, a prefeitura já está em contato com a direção pedagógica da Fatec para por em prática os frutos desta reunião internacional.

Graziela salientou a importância desta parceria. “É muito bacana ter esse tipo de oportunidade em Indaiatuba. Com a ajuda dos alunos vamos capacitar pequenos e médios empresários a venderem no comércio externo. Isso fomenta a economia local e oferece aos alunos uma vivência prática de ensino”, disse.

Secretários municipais em reunião com representantes da Fatec, na última semana (Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI)