Posto de Atendimento ao Trabalhador divulga balanço do 1º trimestre de 2021

Serviço encaminhou 4.434 candidatos para 431 vagas de empregos no período

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Indaiatuba divulgou, nesta semana, o balanço de serviços do primeiro trimestre de 2021. De janeiro a março o serviço encaminhou 4.434 candidatos para as 431 vagas de empregos oferecidas no período. No atendimento geral, que também inclui orientação para emissão de Carteira de Trabalho Digital e orientação e emissão de requerimento para Seguro Desemprego, foram registrados 20.465 atendimentos nos três primeiros meses do ano.

O secretário Municipal de Governo, Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha, reforçou o compromisso da Administração Municipal com a questão do emprego. “O trabalho do PAT é uma das prioridades do prefeito Nilson Gaspar, criando estrutura e dando condições de que a população tenha acesso às vagas disponíveis”, completou.

De acordo com o balanço, dos 9.573 candidatos que buscaram um emprego por meio do PAT local, a grande maioria - 8.682 pessoas, já possuíam registro no serviço. Os 891 candidatos restantes buscaram o PAT pela primeira vez.

No primeiro trimestre de 2021, a equipe do PAT realizou 1.584 atendimentos relacionados ao Seguro Desemprego. No mesmo período foram emitidas três carteiras de trabalhos Físicas a pedido do empregador pois estas empresas ainda não estão adequada ao e-social e foram realizados outros 4.356 atendimentos de orientações relacionadas tanto a Seguro Desemprego como à Carteira de Trabalho Digital.

O serviço é uma parceria da CERT – Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho do Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Indaiatuba, viabilizado pela Secretaria Municipal de Governo. O Posto desenvolve uma série de serviços através do Sistema Público de Emprego - CERT/SINE, que são totalmente gratuitos e visam apoiar e facilitar a vida do trabalhador, melhorar suas condições de acesso, permanência ou retorno ao mercado de trabalho.

Em Indaiatuba, o PAT funciona no Ponto Cidadão, localizado na Rua Vinte e Quadro de Maio, 1.670. O horário de atendimento presencial durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo é das 7h às 15h.

Enquanto durar a pandemia de Covid-19, a orientação é para que o cidadão dê preferência pelo atendimento via telefone: (19) 3816-9252 / 9246 / 9247 / 9248 e 9249. É necessário informar o CPF para que a pesquisa possa ser realizada.