Aciai prevê aumento de até 5% em vendas durante período que seria de Carnaval

Lojas abrem das 9h às 18h, mas os bancos ficam fechados e voltam após meio dia da 4ª feira

Por Alenita Ramirez

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba (Aciai) prevê um crescimento de 3% a 5% nas vendas do comércio local entre segunda, terça e Quarta de Cinzas, 15 e 17/02, dias estes que ocorreriam as festividades do Carnaval, mas as folgas foram cancelados no Brasil no final do ano passado como forma de evitar aglomeração e consequentemente a propagação da covid-19.

Em Indaiatuba, são 5.208 estabelecimentos comerciais, incluindo os que estão localizados no shopping. Eles funcionam normalmente das 9h às 18h. A maioria dos comerciantes que o Blog da Pimenta conversou na sexta-feira (12/2), garantiu que abriria normalmente semana que vem. Apenas um dos estabelecimentos, o proprietário ainda pensava no que faria.

Com o cancelamento do Carnaval em praticamente todo o Brasil por causa da pandemia, a maioria dos serviços prestados à sociedade foi mantida, com exceção dos bancos que tiveram as atividades suspensas na segunda e terça-feira (15 e 16/2), conforme determinação da Federação Nacional do Bancos (Febraban), que manteve o ponto facultativo para as festividades.

No dia 31 de dezembro, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 430, que divulgou os feriados nacionais de 2021.

Segundo o texto da portaria, o Carnaval 2021 foi considerado ponto facultativo. Com essa decisão, o Governo de São Paulo e de outros estados cancelaram o ponto facultativo. O Rio de Janeiro foi um dos que manteve como período de festividade e não haverá expediente nem no comércio e nem no setor público.

O objetivo do cancelamento das festividades do Carnaval 2021 e do feriado, como um todo, segundo o governo, foi para evitar aglomerações e viagens, impedindo, assim, a disseminação da covid-19.

Nas cidades em que o Carnaval 2021 foi cancelado, os trabalhadores deverão comparecer normalmente ao trabalho. Eles não terão direito ao pagamento de horas extras ou folga. Nesse caso, a decisão cabe ao empregador, que poderá dar folga no período que seria o carnaval ou não. Se o empregador conceder folga no período do Carnaval 2021, ele poderá exigir depois do empregado a compensação dos dias.

Em Indaiatuba, tanta o setor público como o privado vão funcionar normalmente. A rede municipal e estadual de ensino segue com as aulas normalmente, tanto presencial quanto no esquema on-line. Os postos dos Correios também funcionam normalmente na data.

O ponto facultativo em Indaiatuba foi cancelado através de decreto baixado pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB) no dia 3/2.