Avião da Azul que buscará vacinas contra a covid-19 na Índia inicia a rota em Viracopos

Saída está prevista para hoje, às 13h; doses da vacina da Astrazeneca/Oxford devem chegar ao Brasil no próximo sábado

O Ministério da Saúde informa que os preparativos para buscar os dois milhões de doses da vacina contra a covid-19, na Índia, já estão em andamento. O voo da empresa aérea Azul será antecipado e sairá do Aeroporto de Viracopos, em Campinas,, às 13h desta quinta-feira (14/1), com destino ao Recife (PE), onde partirá direto para a cidade indiana de Mumbai. As vacinas estão previstas para chegar ao Brasil no próximo sábado (16/1) pelo Aeroporto do Galeão (RJ).

A viagem terá de mais de cerca de 15 mil quilômetros até a Índia. O Airbus A330neo é a maior aeronave da frota da companhia e estará equipado com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura das doses de acordo com as recomendações do fabricante.

As doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde. A vacina da AstraZeneca/Oxford será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, assim, dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita.

O Ministério da Saúde tem o apoio da Azul e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas, Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da vacina para Covid-19.

As Forças Armadas darão apoio para garantir a segurança no transporte das doses pelo Brasil, conforme necessário, em ação conjunta com o Ministério da Defesa.

(Fonte: Agência Saúde/Ministério da Saúde)