Campo de girassol vira atração turística no Pico do Sol em Indaiatuba

Plantação faz parte de projeto para lançamento de novo empreendimento de moradias na cidade

Por Alenita Ramirez e Patrícia Lisboa

Um campo de girassóis com mais de 40 mil metros localizado no final da Avenida Fábio Ferraz Bicudo, em Indaiatuba, se transformou em atração turística nos últimos dias.

A propriedade é particular e tem chamado a atenção dos moradores pelo belo cenário para fotografias.

O campo foi planejado por uma construtora como forma de anunciar o lançamento de um novo bairro planejado no Pico do Sol, a Vila Fahl.

No local, será construído um empreendimento habitacional (Foto: Patrícia Lisboa/Blog da Pimenta/Direitos Reservados)

A empreendedora deixou o local livre para a visitação do público e ainda instalou o outdoor anunciando o projeto e incentivando os “turistas” a registar imagens do local e compartilhar as fotos com ela em suas redes sociais.

O visitante pode levar sementes para casa. Ao menos mil pessoas passam pelo local diariamente.

A reportagem do Blog da Pimenta esteve na plantação, nesta terça-feira (9/2), e encontrou no local a aposentada Marina Paulino Siqueira Silva, de 86 anos, moradora de Indaiatuba.

Na companhia do filho Zaqueu Alves Silva, de 50 anos, e outros familiares, dona Marina foi visitar os girassóis pela primeira vez. “Eu já estive aqui, mas, como é maravilhoso, resolvi trazer a minha mãe para visitar a plantação também”, disse Zaqueu.

Dona Marina ficou encantada. “Já tinha visto um girassol plantado, mas, tantos assim, é a primeira vez. É lindo. Isso é coisa de Deus. Estou gamada nos girassóis”, disse.

A jornalista Ana Clara Guerra, de 32 anos, é de São Caetano do Sul e está em Indaiatuba a passeio desde o final de semana. Hoje, ela aproveitou para visitar a plantação de girassóis com a família. “É muito gostoso estar perto da natureza e esses girassóis são muito bonitos”, comentou.

CURIOSIDADE

O nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. Ele é uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule posicionando a flor na direção do sol durante a fase de amadurecimento. Quando o talo da planta deixa de crescer, o girassol fica parado em direção ao oriente até morrer.

A semente tem que ser plantada a dois centímetros abaixo da terra. A planta germina em seis dias e a flor aparece em dois meses e dura linda e esplendorosa por um mês.

De acordo com a sabedoria popular, a flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol. O girassol também pode representar altivez.

GALERIA DE FOTOS