Centro de Referência celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Objetivo do local é assegurar os direitos, autonomia e independência deste público

O Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência celebra amanhã, dia 3, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O departamento, voltado a este público, oferta serviços, projetos e atividades de convivência para a pessoa com deficiência. O objetivo é garantir a inclusão social e o exercício pleno de sua cidadania, respeitando as limitações, potencialidades e desejos.

O Centro PCD desenvolve desde 2006 o Projeto Gente Eficiente, que por meio dos cursos de Libras e Informática, Inclusão no Mercado de Trabalho, Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias, e diversas oficinas de lazer, artísticas, culturais e esportivas, apoio pedagógico, atendimentos individuais e em grupo, o projeto visa assegurar o desenvolvimento das habilidades e proporcionar condições melhores para a autonomia e independência da pessoa com deficiência.

Neste ano, por exemplo, foi realizado o primeiro curso de Primeiros Socorros para Surdos.

 

ATIVIDADES

Entre as atividades desenvolvidas no centro, estão as oficinas educativas de pintura em madeira, tecido e tela; bijuteria; costura; boneca de pano e bordado; culinária; cerâmica e modelagem em argila. Também acontece no local apoio pedagógico; desenho artístico; preparo de talentos; libras e informática.

Alguns assistidos podem ainda cuidar da horta. para complementar, acontece acolhimento e escuta; atendimentos individuais e grupais; visita domiciliares; realização de campanhas educativas; palestras socioeducativas às famílias; atualizações de cadastros e inclusão de novos cadastros das pessoas com deficiências para inclusão no mercado de trabalho; encaminhamento à rede socioassistencial.

Em atividades extras, as equipes realizam passeios culturais, de lazer e esportivos.


AÇÕES

Sessão de cinema com os jovens do Projeto Gente Eficiente; participação na Ação Solidária; Festa Junina; Realização do IV Simpósio Municipal sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência; Comemoração da Semana da Pessoa com Deficiência (Comdefi), apresentação do Musical “Nossa Versão Especial de Harry Potter no Ciaei; Feira de Natal no Paço Municipal dos materiais produzidos nas oficinas durante o ano; passeio Memorial do Rio Tiete e Parque Rocha Moutonnée em Salto; Circo; Encerramento das Atividades no ASPMI; Formatura do Curso de Libras e Formatura de Informática.