Chuvas volumosas melhoram o nível de água da barragem do Rio Capivari-Mirim

Somente ontem e anteontem choveu 54,8 milímetros em Indaiatuba

Por Patrícia Lisboa

Com as chuvas volumosas dos últimos dias, o nível de água da barragem do Rio Capivari-Mirim, no Parque do Mirim, em Indaiatuba, apresenta melhora. As imagens foram feitas nesta quinta-feira (19/11). Somente ontem e anteontem choveu 54,8 milímetros em Indaiatuba. 

No período de estiagem deste ano, o volume de água da barragem foi reduzido em 34% da capacidade. Mesmo assim, cumpriu sua função de regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim, manancial que abastece 80% da região norte da cidade. Nesta quinta-feira (19/11), o volume de água reservado está em 65% da capacidade da barragem. 

Barragem no período de estiagem deste ano (Foto: Arquivo/Patrícia Lisboa/Blog da Pimenta/Direitos Reservados)

BARRAGEM

A barragem foi construída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e está em funcionamento desde 2015. Ela deu origem a uma represa com capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros, permitindo a captação durante todo ano.

Após chuvas, barragem apresenta melhora no nível de água (Foto: Patrícia Lisboa/Blog da Pimenta/Direitos Reservados)

PARQUE DO MIRIM

No entorno da barragem, foi construído um novo Parque Ecológico, que ficou pronto no final de 2018. O parque conta com deques de pesca, pista de caminhada de 5 km, academia de ginástica, pedalinhos, quiosques e quadras poliesportivas onde a população pode desfrutar de mais uma opção de lazer e aprender sobre conceitos de preservação cercados pela natureza.

(Vídeo: Patrícia Lisboa/Blog da Pimenta)