Com decoração e programação de Natal, comércio de rua de Indaiatuba começa abrir à noite no dia 2 de dezembro

A expectativa para data é tímida, mas otimista diante de um ano ruim para as vendas

Por Mariana Corrér

Com orientação da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba (Aciai), as lojas começam a ficar abertas até a noite a partir do dia 2 de dezembro. No dia anterior, domingo (1º/12), toda a decoração de Natal instalada pela Prefeitura nas ruas da cidade estará acesa, com direito a Papai Noel no Centro. A data também marca o primeiro dia da Parada de Natal, que será promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, no Parque Ecológico.

A programação intensa para o começo de dezembro abre o período de melhores resultados para os lojistas. A previsão é de que as vendas aumentem 4,6% na Região Metropolitana de Campinas (RMC), se comparado com o Natal passado, segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).

A expectativa é tímida, mas otimista diante de um ano de vendas ruins. A economia vem mal desde 2014 e, pelo menos para os comerciantes de Indaiatuba, não deve melhorar tão cedo. A maioria não espera crescimento para este Natal e não acredita que as coisas devem melhorar depois dele.

Para alguns, se vender igual a 2018, já é lucro. Outros, no entanto, mesmo sabendo da dificuldade, se impõem metas de aumento. Esse é o exemplo de Bruno Almeida, gerente de uma joalheria no Centro. Como a loja fica mais tempo aberta, o cálculo é que as vendas cresçam de acordo com o período de trabalho, podendo subir em até 30%. “Nós sempre esperamos que um ano seja melhor do que o outro”, diz. “Eu sei que é difícil, mas a gente tem que ser otimista”.

De acordo com ele, o movimento começou a melhorar por conta da Black Friday, deve piorar na próxima semana, mesmo com o horário estendido do comércio, já que o pagamento ainda não saiu. “Mas depois da segunda semana melhora bastante”, comemora.

A caixa de uma loja de roupas, Débora Cristina Vieira, não conseguiu ser tão positiva em suas perspectivas e, assim como muitos, espera empatar. “Pelo que conversamos com outros lojistas, o medo é de ser pior que nos últimos anos, mas esperamos que, pelo menos, seja igual”, avalia.

Com a loja cheia, ela diz que o movimento começou a aumentar, mas as vendas melhoram mesmo apenas na segunda semana de dezembro. “Nós vendemos melhor à noite do que durante o dia, então depois que o pessoal recebe, eles vêm para gastar mesmo”, afirma.

Os consumidores reforçam a percepção dos comerciantes. Em conversa rápida com alguns, na região central, todos estão comedidos, com medo de gastar, vão investir mais na “lembrancinha” do que no “presentão” e devem começar as compras apenas depois de receberem o 13º. “Não tem outro jeito, tem que esperar o dinheiro na conta e evitar dívida para o começo de ano”, comentou o aposentado Alberto del Nero. “Já avisei em casa que não vai ter muito presente esse ano, não”, contou, com bom humor, a contabilista Andrea Sanhude.

DECORAÇÃO

A decoração de Natal estará pronta e acesa em toda a cidade no domingo, dia 1º. Alguns pontos já estão com decoração pronta, como em alguns trechos do Parque Ecológico, onde já há luzes acesas. A decoração será acesa aos poucos, ficando pronta no da 1º.

Para os lojistas, ela também é muito positiva. “Aumenta muito o movimento, porque as pessoas saem de casa para ver a decoração, levam as crianças para ver o Papai Noel, e aí isso se torna um chamariz para nós”, explica Almeida. “Quanto mais gente na rua, mais a gente vende”, resume.

A Parada de Natal também marca esse início de dezembro. O primeiro dia de desfile será no dia 1º, no Parque Ecológico, a partir das 19h30, na altura do Barco.

HORÁRIOS DO COMÉRCIO

Os horários serão estendidos do dia 2 a 24 de dezembro. Veja como ficam:

2 a 6/12 - segunda a sexta-feira - até as 20h
7/12 - sábado - até as 18h
9 a 13/12 – segunda a sexta-feira - até as 20h
14 e 15/12 - sábado e domingo - até as 18h
16 a 20/12 - segunda a sexta-feira - até as 22h
21 e 22/12 - sábado e domingo - até as 18h
23/12 - segunda-feira - até as 22h
24/12 - terça-feira, Véspera de Natal - até as 18h
25/12 - não abre