Conselho da RMC autoriza aplicação de R$ 18 milhões para enfrentamento da pandemia

As cidades terão de apresentar os projetos que poderão ser custeados com o recurso; prefeitos reforçam necessidade de ampliar testagem

Em reunião ordinária, nesta terça-feira (27/4), o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) deliberou, por unanimidade, a utilização de R$ 18 milhões do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano (Fundocamp) para ações de enfrentamento à pandemia de coronavírus. A reunião aconteceu na Sala Azul da Prefeitura de Campinas.

Com a aprovação, as cidades submeterão seus projetos para a utilização dos recursos exclusivamente para o combate à covid-19. Entre eles, a aquisição de testes rápidos, de equipamentos de proteção individual e insumos. Os prefeitos reforçaram a necessidade de aumentar a testagem da população, para poder isolar os infectados, rastrear e monitorar os contatos para evitar a disseminação do coronavírus.

Os recursos são oriundos de um superávit do Fundocamp. Esse fundo é formado por repasses das 20 cidades e do governo do Estado e está vinculado à Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). A área de aplicação dos seus recursos abrange o interesse comum dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas.

INDAIATUBA

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, hoje. Em uma rede social, ele destacou a importância da ação conjunta das cidades da região, para melhor eficiência na detecção de casos de covid-19 e também no controle e tratamento da doença.