CPFL diz que fará análise de rede de Indaiatuba para verificar frequentes quedas de energia

Distribuidora garante que galhos de árvores derrubados por ventos são responsáveis por interrupções

Por Alenita Ramirez

Apesar de não divulgar datas, a CPFL Piratininga informou que fará uma análise detalhada da rede de energia elétrica na região central de Indaiatuba. A medida foi anunciada após o Blog da Pimenta questionar a distribuidora sobre as frequentes quedas de energia, mesmo que em curtos períodos. Segundo a companhia, se for constatada alguma irregularidade, será realizada as manutenções devidas na rede.

A alegação da companhia sobre as quedas registradas na semana passada, por exemplo, é de que as interrupções no fornecimento de energia na Rua 5 de Julho e Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé - endereços estes passados pela reportagem para que a distribuidora pudesse basear a pesquisa – se deram em virtude de “fortes ventos que fizeram com que galhos rompessem cabos da rede de distribuição”. A companhia destaca que “realizou a poda e reparos necessários, restabelecendo a energia ainda no mesmo dia”.

A distribuidora disse que entre janeiro e setembro de 2020 investiu cerca de R$ 11 milhões em modernização, suporte e manutenção do sistema elétrico, em Indaiatuba.

CPI DOS APAGÕES

As queixas de quedas de energia na cidade são antigas. Em 2014, a Câmara Municipal instaurou uma Comissão Processante de Inquéritos (CPI) que apurou o caso e ficou conhecida como a “CPI dos Apagões”.

Na época, empresários pediram a apuração devido ao prejuízo que registraram em razão das panes, que levavam a queima de equipamentos e interrupções nas linhas de produção.

TROCA

No último domingo (21/2), a CPFL Piratininga realizou obras de melhorias na rede de distribuição que atende um trecho do Centro de Indaiatuba, nas proximidades da Delegacia e da Praça Rui Barbosa, com a troca de cabos e transformadores de baixa tensão.

A quadra onde fica a Delegacia do município foi fechada, das 11h às 16h30. Segundo a distribuidora, os consumidores foram comunicados, antecipadamente, sobre o desligamento programado e “que a interrupção no fornecimento de energia foi necessária para garantir a segurança dos colaboradores envolvidos e dos próprios clientes".

No domingo, foi feita a troca de cabos e transformadores de baixa tensão no trecho do Centro, perto da Delegacia (Fotos: Patrícia Lisboa/Blog da Pimenta/Direitos Reservados)