Duplicação da Avenida de Itaici e a construção da nova avenida da Fundituba entram na fase final

Em Itaici, a via já está com asfalto novo em 80% da extensão; a avenida aberta entre a Fundituba e o Assaí Atacadista será concluída em julho

A construção da nova avenida que foi aberta ao lado da indústria metalúrgica Fundituba, no Parque das Nações, deve ser finalizada em julho, enquanto a Alameda Coronel Antônio Estanislau do Amaral, no bairro Itaici, deve ter mais três meses de obras.

Em Itaici, a obra de requalificação da Alameda Coronel Antônio Estanislau do Amaral avança para a fase final. A via de pouco mais de dois quilômetros já está com pavimento novo em praticamente 80% da extensão.

A duplicação garantirá quatro faixas de rolamento na via, melhorando a fluidez do trânsito e também oferecerá mais segurança e acessibilidade aos usuários.

O prazo contratual é novembro, mas a construtora acredita que será possível concluir os trabalhos até o final de agosto.

A Alameda Estanislau do Amaral é praticamente a única via de acesso à região de Itaici e há alguns anos já não comporta bem o volume de veículos que recebe.

Com a revitalização da alameda o prefeito Nilson Gaspar atende a um pedido antigo de moradores da região.

“Essa região cresceu muito nos últimos anos e já não tinha como postergarmos essa obra. Sabemos dos transtornos que uma intervenção dessas causa aos moradores, fizemos tudo que era possível para amenizar os impactos negativos e hoje já podemos dizer que estamos na reta final. A parte pior já passou e logo poderemos usufruir os benefício que a obra trouxe”, complementou.

No total, o projeto de duplicação envolverá 27 mil m² de asfalto novo e de recapeamento, 4 mil metros lineares de calçadas e mais um quilômetro de novas galerias de águas pluviais.

A obra também exigiu a construção de uma nova ponte de concreto sobre o Rio Jundiaí, ao lado da ponte já existente, que abrigará duas faixas de rolamento no sentido centro-bairro, com um leito carroçável de 55 metros de extensão.

Um novo sistema semafórico já foi instalado nas proximidades da Rua Suíça e o semáforo na confluência com a Avenida Ezequiel Mantoanelli será remodelado com as novas faixas de conversão.

O projeto da Secretaria de Obras e Vias Públicas também garante mais segurança aos pedestres, com a instalação de travessias elevadas em quatro pontos da alameda, e calçadas que seguem todas as normas de acessibilidade.

Nesta semana, a alameda está recebendo os novos postos de energia e iluminação que foram realocados com a duplicação e formação do canteiro central. São 68 pontos de iluminação que receberão lâmpadas Led, com uma nova organização da rede primária de energia, eliminando a poluição visual acarretada pelo excesso de fiação.

Os pontos de ônibus já começaram a receber as coberturas do novo modelo, mais acessíveis e com espaço reservado para cadeirantes.

AVENIDA FUNDITUBA

A nova avenida aberta entre as empresas Fundituba e Assaí Atacadista será concluída em julho. A abertura e pavimentação da nova via que interligará a Avenida Francisco de Paula Leite, na altura do Jardim Kioto, até a Rua Soldado João Carlos de Oliveira Júnior, na altura do Jardim São Francisco, é executada em parceria com empreendedor local.

A obra inclui a extensão da Rua Reverendo Ataíde Costa, no Parque das Nações, até a Avenida Toshiko Takahara, na Cecap 3, e instalação de semáforo na interligação da nova avenida com a Soldado João.

Pelo projeto da Secretaria de Obras, a nova avenida e o prolongamento da Rua Reverendo Ataíde somam cerca de 1,3 km de extensão.

A obra ainda incluiu serviços de drenagem com a instalação de galerias pluviais, iluminação com tecnologia Led, além de toda a sinalização viária.

Tanto a nova avenida como a extensão da Rua Reverendo Ataíde Costa facilitarão bastante a interligação entre bairros e, principalmente o acesso da Avenida Paula Leite até a Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no Parque Ecológico.

Os trabalhos foram iniciados no final de 2019 pelo trecho que cabia ao empreendedor parceiro da obra.

Nesta semana, a Prefeitura trabalha no trecho final da avenida que faz a interligação com a Rua Soldado João. Com a interligação, faltará apenas concluir 400 metros de capa final do asfalto e cerca de 200 metros de calçada.

Nesta semana, a Prefeitura trabalha no trecho final da nova avenida da Fundituba que faz a interligação com a Rua Soldado João (Foto: Eliandro Figueira/RIC/PMI)