Eleições: 1º turno acontece com menos "santinhos" espalhados pelas ruas de Indaiatuba

Mais de 160 mil eleitores devem ir às urnas na cidade neste domingo

 

Por Patrícia Lisboa

O primeiro turno das eleições gerais de 2018 teve início às 8h e encerra às 17h deste domingo (7/10). A votação é para os cargos de presidente, governador, senador (2 vagas), deputados federal e estadual ou distrital. Em Indaiatuba, ao contrário de eleições anteriores em que as ruas e calçadas amanheceram “forradas” de material de campanha eleitoral dos candidatos, os “santinhos”, este ano, menos papel foi espalhado pela cidade.

O Blog da Pimenta percorreu diversos pontos de votação na manhã deste domingo. As ruas e calçadas da entrada das escolas estaduais “Áurea Moreira da Costa”, na Vila Teller, e “Dom José de Camargo Barros”, no bairro Cidade Nova, estavam limpas, no início da votação. Os eleitores Ester Fernandes, de 62 anos, e Sidnei Freire, de 60 anos, acham importante que a sujeira nas ruas tenham sido evitadas, inclusive, para a segurança dos pedestres, já que os papéis, quando jogados nas calçadas, podem provocar escorregões e até quedas. (Confira a entrevista com os eleitores no vídeo abaixo)

Já no entorno da escola estadual “Maria Apparecida Pinto da Cunha”, no Parque das Nações, havia “santinhos” jogados no chão, mas ainda em menor quantidade que a verificada nas duas últimas eleições, 2016 e 2014. O Blog também encontrou “santinhos” nas esquinas da escola de educação básica “Sérgio Mário de Almeida”, na Vila Brizolla, e em ruas próximas da escola estadual “Aurora Scodro Groff”, na Vila Maria Helena, mas também em pequena quantidade.

Na contramão do que ocorreu na maioria dos bairros, a situação que mais chamou a atenção neste primeiro turno da eleição foi encontrada no Parque Residencial Indaiá: diversos santinhos foram jogados direto em um córrego do bairro, como mostra a foto acima, e também no entorno da escola estadual “Carlos Tancler”. Eleitores entrevistados pelo Blog reprovaram a atitude. (Confira mais fotos e vídeos na página do Blog da Pimenta no Facebook)

Votação

Logo no início da manhã, o movimento nos locais de votação citados acima estava tranquilo. A partir das 10h, as filas começaram a aumentar e o tempo de espera também. Em comparação com a eleição passada – para prefeito e vereador – neste primeiro turno, o tempo para conclusão da votação é maior por causa da quantidade de cargos (seis, ao todo) que o eleitor tem de votar. No Cartório Eleitoral, o movimento foi constante no período da manhã, porém, sem grandes filas.

Candidatos

O Blog da Pimenta também acompanha a votação dos candidatos de Indaiatuba. O candidato a deputado federal Ricardo Spindola (AVANTE) votou às 8h30, na escola estadual “Dom José”. Às 9h10, o candidato a deputado estadual Mirlei Casale (PT) votou na escola de educação básica “Sérgio Mário de Almeida”. O candidato a deputado federal Hélio Ribeiro (PSB) votou às 9h40, na escola estadual “Maria Apparecida Pinto da Cunha”. Às 10h20, o candidato a deputado estadual Rogério Nogueira (DEM) aguardava na fila para votar na escola estadual “Aurora Scodro Groff”. A candidata a deputada federal Clelia Santos (PRTB), votou às 11h, na escola "Carlos Tancler”. Também na escola "Carlos Tancler" votou, às 10h30, o candidato Felipe Maropo (PSOL). O candidato a deputado federal Rinaldo Wolf (PT) informou que vai votar às 14h, na escola “Dom José”. O candidato a deputado estadual Bruno Ganem (PODE) não informou ao Blog o horário que pretendia ou pretende votar; na eleição passada, ele votou na Fiec 1. O Blog não conseguiu contato com o candidato a deputado estadual Jônatas Taborda (AVANTE).