Entrevistados aprovam o esquema drive-thru para a vacinação contra a gripe em Indaiatuba

Pessoas puderam tomar a vacina sem sair do carro em quatro postos de saúde; também foi aplicada vacina fora do veículo

Por Patrícia Lisboa

Neste momento em que se enfrenta uma pandemia de covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus), entrevistados pelo Blog da Pimenta aprovaram o esquema drive-thru para a vacinação contra a gripe, em Indaiatuba.

Segundo eles, o fato de não ter de sair do carro para tomar a vacina, aumenta a segurança por manter o distanciamento entre as pessoas – uma das medidas de prevenção à covid-19.

Mesmo quem optou em ficar na fila em pé aprovou a organização, já que a distância mínima de dois metros entre as pessoas foi respeitada.

O esquema drive-thru para a vacinação contra a gripe foi utilizado nas unidades básicas de saúde dos bairros Itaici, Cecap, João Pioli e Centro.

Na unidade do Centro, as filas tanto de carros como de pessoas a pé começaram a se formar por volta das 7h. Às 7h15 teve início a vacinação.

A fila das pessoas que estavam a pé andou mais rápido. No esquema drive-thru a espera foi de cerca de 30 minutos, até por volta das 8h50.

De acordo com a gerente em saúde do posto, Silvania Marom, a maioria dos usuários da unidade de saúde do Centro é idoso. Alguns, com mais de 80 anos, preferiram ir até o posto em vez de esperar para tomar a vacina em casa.

Esse foi o caso da dona Corina Soliani, de 80 anos. Disposta, ela foi a pé, com acompanhante, ao posto hoje pela manhã e achou que “foi tudo tranquilo” para tomar a vacina.

Para aproveitar para fazer uma caminhada, o seo Sebastião Silvano da Silva, de 85 anos, também foi a pé tomar a vacina. Ele contou que esteve na unidade outras três vezes, mas só hoje conseguiu tomar a vacina e achou que as filas estavam bem organizadas.

Já o seo Wagner Matiquevis, de 66 anos, optou pelo drive-thru. “Compensa vir de carro, mesmo tendo que esperar um pouco mais na fila, porque é mais seguro em relação ao coronavírus”, disse.

Pelas redes sociais, leitores também aprovaram o esquema drive-thru e a organização das filas, para o distanciamento entre as pessoas.

Antes das 8h30, segundo a gerente em saúde do posto do Centro, já tinham sido aplicadas 450 doses, sendo que, nesta última remessa do Governo do Estado, a unidade recebeu 800 doses da vacina contra a gripe.

A CAMPANHA

Nesta fase, a campanha nacional de vacinação contra a gripe é destinada aos idosos e aos profissionais de saúde.

A entrega das doses está sendo feita gradualmente pelo Governo Estado e estão se esgotando rapidamente.

Indaiatuba recebeu, até o momento, cerca de 28 mil doses da vacina.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO E PÚBLICO-ALVO

- A partir de 16 de abril: É a vez dos professores e profissionais de segurança e salvamento;
- A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais;
- Dia D de vacinação: 9 de maio

 O Blog da Pimenta esteve na unidade de saúde do Centro na manhã desta segunda. Confira no vídeo abaixo.