Espaço Bem Viver funcionará como posto de saúde a partir da próxima 2ª feira

Medida faz parte da estratégia para atender a demanda represada da rede municipal de saúde por causa da pandemia de covid

Por Patrícia Lisboa

O Espaço Bem Viver, antigo prédio da Associação XVI de Janeiro, no Parque Ecológico, em Indaiatuba, vai funcionar como posto de saúde, a partir da próxima segunda-feira (10/8). A medida é temporária e faz parte da estratégia da Prefeitura para atender a demanda da rede municipal de saúde que ficou represada por causa da pandemia de covid-19.

Desde o início da pandemia, em março, foram priorizados os casos de saúde mais urgentes. Por isso, a partir deste mês, começa a valer o plano elaborado pela Administração Municipal para a retomada dos atendimentos médicos eletivos – que são aqueles que podem ser agendados.

Como estratégia para atender a demanda represada, novos locais de atendimento médico de baixa complexidade serão abertos. Um deles será o Espaço Viver, onde, normalmente, acontecem as atividades oferecidas pelo Fundo Social de Solidariedade (Funssol) aos grupos da Terceira Idade.

O atendimento médico que será oferecido no Bem Viver não será exclusivo aos idosos, mas por classificação de risco, inclusive, nos casos em que não for possível o atendimento pelo Teleconsulta Especialista (à distância).

Inicialmente, serão 20 médicos como, endocrinologista, reumatologista, nefrologista, dermatologista, psiquiatra, ortopedista, urologista, infectologista e nutricionista.

O horário de atendimento será o mesmo das unidades básicas de saúde, das 7h às 17h. Mas, não adianta buscar atendimento direto no local porque serão atendimentos somente os pacientes agendados, por classificação de risco.

O Espaço Bem Viver fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (Margina Esquerda do Parque Ecológico), nº 585, Vila Teller.