Família ganha reforma completa da casa no Camargo Andrade

Turma do Tutty ainda está buscando parceiros para entregar a reforma em dezembro

Por Mariana Corrér

Uma família do Jardim Camargo Andrade está se preparando para encerrar o ano de casa nova. Uma iniciativa da Turma do Tutty vai reformar a casa da família Borriero e entregar no dia 1º de dezembro.
A seleção da casa foi feita pela assistência social da instituição, por meio do Projeto Reconstruir. A escolha se deu pela situação do imóvel, que estava com alguns problemas estruturais, com goteiras e infiltração, e também pela vulnerabilidade social a que está submetida os moradores.
Dona Clarice e o senhor Airton Borriero moram há 22 anos na casa. No momento, estão desempregados e o filho, Claudio, sustenta as despesas da família. A outra filha, Mariana, não vive com eles, mas também ajuda com alguns custos. O patriarca ainda está se recuperando de uma cirurgia recém-realizada na próstata e aguardando resultado de exames.
A Turma do Tutty já conseguiu apoio de algumas empresas e segue fazendo a captação dos materiais de construção para que a casa fique de acordo com o projeto inicial.
A reforma começou neste final de semana (2), com colaboração de vários voluntários e de parentes dos moradores. Também no próximo sábado, dia 9, o grupo fará um chá de cozinha para receber louças, panelas e outros produtos para equipar a casa.
“Estamos fazendo captação com empresas, mas também aceitamos qualquer apoio de pessoas físicas”, reforça Juliana Herrera, da instituição. “Caso a gente não consiga todos os materiais necessários, vamos priorizar os cômodos com maior necessidades”, acrescenta. Dona Clarice aponta alguns dos problemas: “quando chove, entra água pela sala e pela cozinha, está com muita infiltração e, provavelmente, a rachadura na parede da sala é por causa disso”. “Estou muito feliz de saber que vai ficar melhor”, completa a moradora.
Para quem quiser ajudar, o projeto está com uma vaquinha aberta para arrecadar R$ 2 mil. O link para doação é http://vaka.me/746868.

 

 

TRANSFORMAÇÃO

Os familiares, assim como a casa, passarão por uma transformação. Dona Clarice vai pela primeira vez a um salão de beleza. “Estou ansiosa e um pouco nervosa, nunca fiz a unha nem o cabelo”, conta. Seus cuidados serão feitos pela Ivani Novaes Visagista e Terapeutas Capilares, pela Lu Conti Dellamura Maquiadora e Camila Bannwart Nail Design.
Os cachorrinhos da casa e parceiros do casal, Lana e Nick, não ficam de fora e também vão ganhar cuidados especiais antes da entrega do imóvel. Eles terão um dia especial no My Pet Vip, com Luciana Miquelini.

 

O PROJETO

A intenção do Projeto Reconstruir é reformar três casas por ano, sempre seguindo os mesmos critérios. “O imóvel tem que ser próprio, ter até 60 metros de área construída e com famílias em estado de vulnerabilidade social, após avaliação da assistente social”, explica Juliana.

 

LISTA PARA DOAÇÕES

JANELAS:

Quartos 2 de 1,50x 1,00m (ok)
Sala 1,50x 1,00m
Cozinha 1,50x 1,00m
Banheiro 0,60x 0,60m

 

TORNEIRAS:

1 lavatório
1 pia cozinha
2 tanques
2 sifões flexíveis simples
1 flexível duplo

 

BANHEIRO:

1 vaso sanitário simples
1 pia lavatório
1 jogo de suportes para banheiro
1 registro gaveta com acabamento
1 registro pressão com acabamento
1 registro de meia ¾ para cozinha
1 ralo banheiro
1 box 1,30x 1x80m
Espelho pra banheiro

 

O projeto também recebeu dois sacos de cimento da Casa Malho, tijolos da Center Ville, uma caixa d’água do Disk Breja e um caminhão de areia do Milton Tertuliano Construtor.