Giovanna visita a Câmara e ao lado de Maurício Baroni fala sobre a vitória da Maratona Disney

(Prêmio é inédito para uma atleta brasileira; Maurício Baroni é autor do projeto que em julho do ano passado declarou Giovanna “Atleta do Ano”)

O vereador Maurício Baroni (PMDB) apresentou ontem (20/01) à imprensa a atleta Giovanna Costa Martins, campeã da Maratona da Disney 2015. Ao lado de Maurício, Giovanna falou sobre a vitória, ocorrida dia 11 de janeiro no Complexo Walt Disney, na Flórida (EUA), completando a prova de 42 Km com o tempo de 2h40´22´´. Em julho de 2014, Maurício, que conheceu o trabalho de Giovanna quando atuou como secretário municipal de Esportes , entregou à atleta o prêmio “Esportista do Ano”, título aprovado por todos os vereadores da Câmara de Indaiatuba. Essa é a 1ª vez que uma atleta brasileira ganha essa disputa.

A entrevista ocorreu às 10h, no Plenarinho da Câmara. Além do vereador e da atleta, também esteve presente à coletiva um dos principais incentivadores da carreira de Giovanna, o marido Marcos Martins. 
Giovanna explicou que foram quatro anos de treino até a vitória. “Desde 2002 que nenhuma mulher vence essa maratona; em 2013 tentei a conquista mas não consegui e a vitória veio agora, cheia de emoção e com a certeza de ter vencido vários desafios”, conta.

Giovanna é federada por Salto e, em Indaiatuba desenvolve dois projetos para a Secretaria de Esportes, um deles voltado para crianças e adolescente. Além disso, a atleta tem um trabalho paralelo, a “Assessoria Esportiva Giovanna Martins”, que treina atletas profissionais ou não para corridas.

Na terra de Mickey, Giovanna afirma que o principal desafio, após quatro anos de preparo, foi o frio. “Cheguei três dias antes da prova, com uma temperatura abaixo de zero e tomei duas precauções: fazer minhas refeições obedecendo os horários do Brasil e treinar de top e bermuda para tentar uma adaptação mais rápida; mesmo assim foi muito difícil, a musculatura trava e, principalmente, minha perna direita sentiu com a baixa temperatura que, no dia da prova, era de 4 graus”.

A largada aconteceu às 5h30 e Giovanna completou a prova pouco mais de 2h40 depois, encerrando a corrida às 8h20. Para o futuro, Giovanna sonha em participar das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Para isso precisa obter índice Olímpico, sonhar, mas também correr (literalmente!) atrás do sonho. 

Na verdade, os “treinos” nunca param. “A vida de uma atleta precisa ser regrada; durmo cedo, treino duas vezes por dia, todos os dias da semana e até no domingo corro 34km; isso significa muita dedicação e apoio da família; durmo no máximo às 23h, tenho uma alimentação que sigo à risca, trabalho, tenho meus projetos, meus alunos particulares e me entrego totalmente ao esporte. Mas, quando era criança sonhava em conhecer a Disney, em vencer na vida! E isso o esporte me proporcionou: todos os dias vejo sonhos realizados, sejam eles baseados na minha própria superação ou na superação dos meus alunos e atletas.Tudo isso faz todo e qualquer esforço valer a pena”, relata.

Da Maratona Disney, Giovanna trouxe um troféu, receberá um cachê em dinheiro e ganhou uma passagem com direito a acompanhante para a próxima Maratona, marcada para o próximo ano. Além de informar que na reta final passava “um filminho” pela sua cabeça ao lembrar da família, amigos e apoiadores que foram fundamentais para que chegasse até ali, Giovanna tem mais uma outra emoção que ficará em sua memória para sempre: ao cruzar a linha de chegada, já exausta e sabendo que havia vencido a prova, foi abraçada por ninguém mais/ninguém menos que Mickey. Para uma pessoa de origem humilde, que venceu muitos desafios e sonhou muito, o momento só poderia ser mágico!

Pelo Facebook, Giovanna agradeceu a torcida e se disse muito feliz pelo resultado. “Muito obrigada galera pela torcida e o grande carinho. O esporte é um caminho da busca dos sonhos. Com muita fé em Deus, com luta e amor, tudo é possível”, declarou na rede social.

Uma vida dedicada ao esporte
Pós-graduada em Bioquímica, Fisiologia, Nutrição Esportiva e Treinamento Esportivo, pela Unicamp, Giovanna Martins é atleta e professora de Educação Física.

Iniciou sua carreira no atletismo aos 5 anos, por intermédio dos pais e um amor nato pelo esporte. Em 1997, nos Jogos Escolares, iniciou em provas de pista, sendo que até então somente participava de provas de rua.

A partir daí, Giovanna já passou por vários clubes de atletismo, como o Mandi, da cidade de Salto, Orcampi Unimed Campinas e BM&F Mizuno, de São Caetano e atualmente o Clube ADI Indaiatuba, o qual representa, além da sua empresa, Giovanna Martins Assessoria Esportiva.

Algumas conquistas da atleta:
- Campeã da São Silvestrinha – prova 1.200m
- Campeã Sul Americana na Argentina – prova 3.000m com obstáculo
– Vice-campeã brasileira juvenil – prova 3.000m com obstáculo
– Vice-campeã Brasileira Sub-23 – prova 3.000m com obstáculo
– 3ª colocada por dois anos consecutivos no Troféu Brasil de Atletismo – prova 3.000 com obstáculo
– 3ª colocada no GP Brasil de Atletismo em Belém do Pará
– 3ª colocada no GP Sul Americano de Atletismo – Porto Alegre
– Campeã Paulista menor, juvenil, sub-23 e adulta, em várias provas
– Vice-Campeã brasileira de Corrida de Montanha
– Campeã na cat. 30/35 anos e 4ª colocada no geral na Meia Maratona da Disney, em Orlando
– Campeã do Revezamento Pão de Açúcar
– Medalhista em Jogos Regionais e Abertos
- Campeã de várias provas de rua; Corrida da Lua; Corrida Unimed Jundiaí; Circuito Delta; Corrida Euro Drive; Corrida SPTV; Corrida Treck Fild; Vênus Nike e outras, totalizando mais de 500 conquistas em 25anos de corrida.


(Fonte: Simone Santos/Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal)

(Foto: Mariane Mattioni/DCS/CMI)