Governo do Estado faz parceria com Amazon para Etecs e Fatecs

Acordo de colaboração foi assinado pelo governador, nos Estados Unidos

Foi assinado na tarde de sexta-feira (22) um acordo de colaboração entre o Centro Paula Souza e a AWS, plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon. O objetivo é oferecer acesso ao ambiente de aprendizagem virtual da AWS para todos os alunos do Centro Paula Souza, sobretudo do eixo de Tecnologia e Comunicação.

“Assinamos hoje um acordo envolvendo o trabalho do Centro Paula Souza e da AWS para um programa que disponibiliza acesso a tecnologias para os estudantes das Fatecs e das Etecs. Estamos levando aos alunos o que há de mais moderno na área de tecnologia sendo desenvolvido no mundo”, disse o governador João Doria em seu terceiro dia de agenda nos Estados Unidos. “O programa está em processo de treinamento e começa oficialmente em 1º de janeiro de 2020”, anunciou.

As primeiras Etecs e Fatecs a serem beneficiadas serão definidas em plano de trabalho que será elaborado, a partir da assinatura desta parceria. Cerca de 200 professores e 20 mil alunos devem ser beneficiados na primeira etapa do projeto.

“Com a AWS vamos ter um ambiente de aprendizado virtual, focado na computação em nuvem. Nossos alunos terão acesso a essa computação em nuvem. Além disso, a AWS respondeu ao edital do Minha Chance e estamos trabalhando juntos na customização e formação de cursos de computação em nuvem para novas tecnologias”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. “Já estamos, inclusive, começando um piloto para nossos jovens do ensino médio, pelo programa Novotec”, disse.

A empresa respondeu ao edital para customização de cursos técnicos voltados a tecnologia e empregabilidade. Os futuros cursos irão impactar milhares de jovens e adultos de toda a cadeia produtiva de datacenter e tecnologia.

No caso dos cursos do Novotec, o currículo da qualificação profissional de computação em nuvem de 200h oferecida aos alunos de escolas estaduais também está sendo construído numa parceria do CPS e da AWS.