Idosos acamados de Indaiatuba serão vacinados em casa a partir de amanhã

Prefeitura já está agendando com famílias e também montou esquema de drive-thru e presencial para os que conseguem se locomover

Por Alenita Ramirez

Ao menos 170 idosos acima de 90 anos, acamados, receberão a vacina Coronavac em casa, nesta quinta-feira (04/2), em Indaiatuba. Este número consta no cadastro do “Minha Vacina” e desde o início desta tarde, agentes da Secretaria Municipal de Saúde da cidade já estão entrando em contato com as famílias para agendar o horário para fazer a imunização, que será realizada a partir de amanhã.   

No total, estão cadastrados no portal, 561 idosos com mais de 90 anos. Entretanto, a maior parte deles consegue se locomover. Para atender este público, a prefeitura programou dois esquemas. 

Entre esta quinta e sexta-feira (04 e 05/2), a vacinação será feita no modelo drive-thru, das 17 às 20h no estacionamento do Parque da Criança, onde funciona a feira. 

Já no sábado, dia 06/2, a imunização será nos moldes tradicionais, das 8 às 12h, em dois locais: 

No Departamento de Reabilitação Física e Mental (Derefim), localizado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 6271; e no Espaço Bem Viver, também na mesma avenida, mas no nº 3969, na Vila Todos os Santos. 

No total, a Prefeitura de Indaiatuba recebeu nesta quarta-feira (03/2) mais 2.730 doses da vacina. Desse montante foram direcionadas 800 para idosos acima de 90 anos e 1.930 doses para os profissionais de saúde. 

A sugestão do Departamento Regional de Saúde (DRS 7) era para que a aplicação fosse feita a partir da próxima segunda-feira, mas a Administração Municipal de Indaiatuba optou por antecipar o início para amanhã. 

No caso dos profissionais de saúde, as doses estão sendo aplicadas nesta quarta-feira (03/2), das 16h às 19h, no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), seguindo a programação de prioridade.  

Primeiro, os biomédicos, depois os biólogos, na sequência os farmacêuticos, técnicos e auxiliares de laboratório, técnicos de patologia clínica, dentistas (continuação), auxiliares de saúde bucal (ASB), técnicos de saúde bucal (TSB) e encerra com técnicos e auxiliares de prótese dentária. 

Para a vacinação é necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço. 

ESTADO 

Em todo o Estado, foram distribuídas mais de 587,1 mil doses da vacina contra Covid-19 do Instituto Butantan.   

O envio começou ontem pelo Centro de Distribuição e Logística (CDL), localizado na capital, rumo aos grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), onde os municípios retiram por Departamento Regional de Saúde (DRS).  

A DRS-7, em Campinas, recebeu 52,2 mil doses que seriam distribuídas para 42 municípios, incluindo Indaiatuba.