INSS de Indaiatuba retoma atendimento presencial de modo parcial

Há plantão para esclarecimento de dúvidas e estão sendo atendidos os agendamentos

Por Patrícia Lisboa

A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Indaiatuba, depois de ficar fechada por nove meses por causa da pandemia de covid-19, retomou o atendimento presencial, mas de modo parcial.

Há plantão para esclarecimento de dúvidas, na portaria da unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e estão sendo atendidos os agendamentos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Nesta semana, também serão retomadas as perícias médicas, mas com capacidade reduzida. É necessário fazer o agendamento pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS no site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo de celular.

Dúvidas básicas podem ser sanadas no plantão de atendimento, como sobre o uso do aplicativo Meu INSS, senha inicial para acesso ao sistema, entre outras.

Os atendimentos presenciais com agendamentos são feitos nos casos de entrega de documentos por convocação do próprio INSS, cumprimento de exigência, entre outros.

Mas, neste momento, todos os processos devem ser iniciados de maneira remota pelo 135 ou Meu INSS, segundo funcionários do instituto.

Na manhã desta quarta-feira (6/1), a reportagem do Blog da Pimenta esteve no INSS de Indaiatuba, que fica no Shopping Parque Mall, na Rua das Primaveras, 1050, Jardim Pompeia.

A quantidade de pessoas que buscaram o atendimento na unidade entre 10h30 e 11h30 era pequena.

Na fila do atendimento, a reportagem encontrou Aidee Aline Artuzo, de 39 anos. Ela queria confirmar se o atendimento presencial seria feito naquela unidade, conforme o agendamento que havia feito pelo aplicativo Meu INSS, o que foi confirmado. Ela disse que iniciou o procedimento para receber auxílio por incapacidade temporária de trabalhar pelo Meu INSS e não tem do que reclamar. Mas, Aidee pondera que pessoas idosas podem ter mais dificuldade para utilizar o sistema, por isso, considera importante que o INSS mantenha o atendimento presencial ainda que com capacidade reduzida.