José Serra: Candidato tucano ao Senado visita Indaiatuba

O candidato ao Senado, José Serra (PSDB), esteve hoje à tarde, em Indaiatuba. Com 34% das intenções de votos nas pesquisas, o tucano está à frente em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País. Ele concedeu entrevista coletiva no escritório do deputado estadual e candidato à reeleição, Rogério Nogueira (DEM). Questionado pelo blog, Serra optou por um discurso moderado em relação ao seu posicionamento no Congresso, caso seja eleito. 

Ele disse que o PSDB sempre prefere o meio termo e que ele, pessoalmente, nunca foi e não será “oposição por oposição”, ainda que a eleita à presidência seja Dilma Rousseff (PT). O tucano não quis tecer comentários sobre a candidatura de Marina Silva (PSB) e sobre um eventual segundo turno na disputa à presidência, para não “distrair as atenções” em relação ao primeiro turno. “Ainda temos onze dias (de campanha). A expectativa é que o Aécio (Neves)  vai virar a jogada”, justificou.

Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro lugar nas pesquisas. Dilma e Marina estão tecnicamente empatadas.  

Ao falar sobre saúde, área que ele considera ser a que tem maior carência, Serra disse que o governo federal é “omisso” por ter, segundo ele, reduzido os repasses dos recursos deixando o “peso” das despesas aos estados e municípios. “A gestão da saúde se deteriorou”, criticou. Se for eleito, ele prometeu fazer emendas para recuperar os repasses num prazo de cinco anos. Ele também destacou a necessidade de “salvar” as Santas Casas de Saúde. 

O candidato tucano ao Senado defendeu a proposta de criar a Nota Fiscal do Brasil, nos moldes da Nota Fiscal Paulista, que devolve parte dos impostos ao comprador. “Essa é uma forma de evitar a sonegação e melhorar a arrecadação de impostos”, disse. 

Por fim, Serra comentou a histórica crise hídrica que atinge o Estado. “O problema não foi causado por falta de investimentos, mas pela seca”, concluiu.

Depois da passagem por Indaiatuba, Serra seguiu para Salto, onde também atendeu jornalistas. No final do dia, voltou para São Paulo.

(Foto: Sacha Ueda/ART FOTO - Candidato ao Senado pelo PSDB, José Serra, acompanhado pelo deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), concede entrevista coletiva, em Indaiatuba)