Postinhos de saúde de Indaiatuba vacinam crianças de 11 e 12 anos contra a meningite

A doença pode causar a morte ou deixar sequelas se não for tratada rapidamente

Os postinhos de saúde de Indaiatuba vacinam crianças de 11 e 12 anos contra a meningite. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

A meningite que é uma doença bacteriana caracterizada pela inflamação das meninges (membranas que envolvem o sistema nervoso cerebral) e pode deixar sequelas ou levar à morte se não for diagnosticada e tratada rapidamente.

O Ministério da Saúde adotou o reforço da vacina na adolescência após constatar importante queda dos anticorpos protetores poucos anos após a vacinação de recém nascidos.

Considerada uma doença endêmica grave, no Brasil, a enfermidade pode ser assintomática ou provocar sintomas graves, com rápida evolução. A vacinação é a forma mais recomendada e eficaz para evitar a meningite.

A vacina ACWY, incorporada ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) no ano passado, para adolescentes de 11 a 12 anos, protege contra quatro diferentes sorogrupos de meningococo.

O imunizante trabalha como uma proteção estendida, evitando assim novos casos de meningite, complementando a vacinação contra o sorogrupo C que é administrada na primeira infância (3, 5 e 12 meses de idade).

Para garantir a vacinação dos adolescentes de 11 e 12 anos, é necessário que os responsáveis os levem até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Programa de Saúde Da Família (PSF) de Indaiatuba, com documento e comprovante de endereço.