Prefeitura vai fechar três unidades básicas de saúde e transferir as equipes médicas para a UPA-24h

Medida é para ampliar a capacidade de atendimento de pacientes da covid-19, em alta na cidade

Por Patrícia Lisboa

A Prefeitura de Indaiatuba vai fechar três unidades básicas de saúde e transferir as equipes médicas delas, temporariamente, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h). A medida é tomada, a partir desta terça-feira (8/6), para ampliar a capacidade da UPA para atendimento dos casos de covid-19, em alta no município.

Hoje (7/6), estão esgotados os leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e das enfermarias exclusivos para pacientes da covid-19 na cidade. Por isso, é feito o remanejamento das equipes médicas para a UPA.

A medida foi anunciada, nesta segunda-feira (7/6), em transmissão por rede social, pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB) junto com as secretárias municipais da Saúde, Graziela Garcia, e de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani.

As unidades que serão fechadas, a partir de amanhã (8/6), são a UBS 9, localizada no Centro, perto do Cemitério da Candelária, o Posto de Saúde da Família (PSF) do Jardim do Sol, e o PSF do Jardim Brasil. Os pacientes dessas unidades podem se dirigir para qualquer outra unidade básica de saúde do município.

Pela proximidade, a recomendação é para que os pacientes da UBS 9 procurem a UBS do Parque Indaiá ou a UBS 1, que fica no Hospital Dia, na Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Vila Vitória. Os moradores do Jardim do Sol podem procurar atendimento na UBS 10, na Rua Basílio Martins, 830, no Jardim Califórnia, e os pacientes do Jardim Brasil podem se dirigir à ao PSF localizado na Rua Angelo Beteli Neto, 1000, no Jardim Carlos Aldrovandi. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Outra mudança é a transferência do Ambulatório Especializado em Pediatria da UPA para o centro médico da Unimax, na Avenida 9 de Dezembro, 460, no Jardim Pedroso, perto do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc).

EQUIPAMENTOS

Além das equipes médicas das três unidades básicas, a UPA também recebeu 17 equipamentos de respiração mecânica para pacientes com covid-19, no final de semana.