Saae lança passeio virtual pela nascente modelo do Museu da Água

O Projeto Nascente Modelo faz parte do Programa Município VerdeAzul, por meio da diretiva de Gestão das Águas

Para evitar aglomerações durante a pandemia de covid-19, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Indaiatuba usa a tecnologia para que as pessoas possam visitar o Museu da Água.

O Virtual pelo Museu está disponível desde o ano passado e, agora, é lançado o passeio virtual pela Nascente Modelo, importante marco histórico de Indaiatuba e que abastece a população desde 1937.

A coordenadora do Museu da Água, Rosilaine Diniz Piccoli, fez um educativo passeio mostrando onde a nascente está localizada e a importância de sua conservação.

O vídeo está disponível pelo link https://www.facebook.com/SAAE.Indaiatuba/videos/878409216106576.

O Projeto Nascente Modelo faz parte do Programa Município VerdeAzul (PMVA), por meio da diretiva de Gestão das Águas.

A nascente é considerada ‘modelo’ por estar protegida por vegetação nativa preservada conhecida como mata ciliar.

Além disso, como é característica de qualquer nascente, ela tem uma Área de Preservação Permanente (APP) de 50 metros, conforme prevê o Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/12).

O Programa Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.