Sábado é o Dia D da vacinação contra o sarampo em jovens de 20 a 29 anos

Três pontos da cidade estarão recebendo o público-alvo da campanha

O próximo sábado (30/11) é o Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo em jovens de 20 a 29 anos de idade não vacinados. Em Indaiatuba, a vacina será aplicada das 8h às 17h, no Hospital Dia, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Morada do Sol e na Praça Dom Pedro II, no Centro. É preciso levar a carteirinha de vacinação. A estimativa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo é que a cidade possui 39.385 habitantes na faixa etária alvo da campanha de imunização.

O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.