Saúde de Indaiatuba vai fazer drive-thru para testagem de covid-19 em gestantes

A expectativa é de aplicar o teste em cerca de três mil grávidas do município, para inquérito sorológico

Por Patrícia Lisboa

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba fará a testagem de covid-19 em gestantes residentes no município, no dia 25 deste mês, em esquema drive-thru, no estacionamento que fica em frente ao Centro de Convenções Aydil Bonachella, no Jardim Pompeia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Graziela Garcia, a expectativa é de aplicar os testes em cerca de três mil grávidas, para se ter um inquérito sorológico dessa população, que faz parte do grupo de risco para a covid-19.

“O objetivo do inquérito sorológico é saber qual é o percentual de gestante da cidade que já teve contato com o coronavírus e tem imunidade ainda que temporária e também como está a contaminação nessa população. Com isso, podemos evitar surtos localizados da doença, já que o aumento da testagem é uma das formas de controle da covid”, explica a secretária, em entrevista ao Blog da Pimenta, nesta quarta-feira (14/10).

As gestantes que estiverem com sintomas gripais farão o teste PCR e as que não apresentarem sintomas da covid farão o teste rápido (IgG e IgM). Os resultados serão conhecidos em 15 minutos após a aplicação do teste.

Na data, também será feita a revisão da carteirinha de pré-natal. Por isso, é imprescindível que a gestante esteja munida do documento. Para a testagem da covid, serão atendidas as grávidas que fazem o pré-natal tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde.

No dia 25, o atendimento será feito das 8h às 12h e das 13h às 16h30. O Centro de Convenções Aydil Bonachella fica na Rua das Primaveras, 210, no Jardim Pompéia.