Secretaria de Esportes realiza balanço das ações efetivadas em 2019

São oferecidas 34 modalidades em 22 polos esportivos e 19 polos de lazer

A Secretaria de Esportes da Prefeitura de Indaiatuba trabalha para permitir acesso à atividade física, buscando uma melhoria na qualidade de vida do munícipe, através de programas que abrangem a população a partir dos 6 anos de idade. A pasta é comandada pelo secretário, Marcos Antônio de Moraes, e propõe programas permanentes como o Projeto Esporte Cidadão (para faixa etária de 6 a 14 anos); o Projeto de Lazer em duas vertentes, o Lazer Esportivo e o Fitness (a partir dos 16 anos até a 3ª idade), o Projeto Juventude Esportiva (de 15 a 21 anos). A Secretaria também trabalha o Esporte Competitivo, o qual representa a cidade em várias modalidades. Atualmente a Secretaria de Esportes disponibiliza 34 modalidades em 22 polos esportivos e 19 polos de lazer.

Para o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), o esporte vai além da atividade física e por isso tem um olhar especial da administração municipal. “O esporte representa a qualidade de vida e aqui em Indaiatuba temos tradição na prática esportiva, temos muitos atletas profissionais e também os amadores que praticam para o lazer e para melhorar a saúde. Este ano tivemos ótimos resultados no Esporte Competitivo nos Jogos Regionais e Jogos Abertos, além de várias modalidades que se destacaram em competições nacionais e internacionais. Tenho muito orgulho de acompanhar de perto essas conquistas para a nossa cidade”, comenta.

O secretário da pasta também enfatiza os resultados do trabalho desempenhado este ano. “Em Indaiatuba temos um bom investimento no Esporte e sem isso não teríamos um bom resultado no Competitivo, para o ano que vem teremos um investimento especial em infraestrutura, onde novas instalações esportivas serão entregues para comunidade”, revela.

 

LAZER ESPORTIVO 

O Lazer Esportivo da Secretaria de Esportes visa propor benefícios à saúde física e mental para pessoas a partir dos 16 anos, incluindo a terceira idade, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida; democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer e universalizar o direito social ao esporte e ao lazer. Uma das principais ações do Lazer Esportivo foi o aumento de 1.500 alunos em relação a 2018, chegando no total de quase 9 mil atendimentos. 

Esse ano iniciaram as atividades do núcleo esportivo Bem Viver, que visa o atendimento da terceira idade. O Lazer Esportivo completou 16 anos do Programa Ginástica no Parque e cerca de 2.4 mil pessoas já participaram dessa atividade. A Zumba no Parque é um projeto voltado para a família que promove a prática da atividade física, da mesma forma a Zumba no Bem Viver, proporciona acessibilidade do idoso a prática da dança, priorizando o ritmo e a recreação. Outras atividades estão crescendo em no que se refere ao atendimento, como a Yoga, ginástica no Parque e a Dançaterapia.

O setor realizou capacitação e desenvolvimento do trato da dança/aula nos núcleos esportivos da Secretaria de Esportes e as campanhas sociais como: Campanha de leite que arrecadou mais de 1.000 litros para atendimento de diversas instituições de nossa cidade; Campanha de Arrecadação de Fraldas Geriátricas, foram 126 mil unidades angariadas para oito entidades atendidas, o equivalente a 15.750 pacotes de fraldas.

 

ESPORTE CIDADÃO

Com a finalidade de estimular e democratizar a atividade esportiva e a convivência entre a comunidade, ressaltando a qualidade de vida, o bem-estar físico e social, a ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e a Secretaria Municipal de Esportes oferecem o programa Esporte Cidadão.

Inserido na Lei de Incentivo ao Esporte, como manifestação Educacional, este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 18 núcleos esportivos, 9 mil vagas em 18 modalidades esportivas e uma equipe de professores e coordenadores empenhados em desenvolver e organizar atividades para atender cada vez mais e melhor.
Os alunos do Esporte Cidadão participaram de encontros entre as modalidades e dos festivais que encerraram as atividades. Em 2019 o setor fez uma readequação das faixas etárias atendidas e com a inauguração do Complexo Morada do Sol, ampliamos o atendimento.

 

DEPARTAMENTO SOCIAL E JUVENTUDE ESPORTIVA

Os jovens de 15 a 21 anos participam dos projetos esportivos da Secretaria, oferecendo diversas atividades para população conforme sua preferência, de acordo com o número de vagas disponíveis.

Este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 14 núcleos esportivos, 1.200 vagas em 14 modalidades esportivas e uma equipe de professores qualificados e empenhados em desenvolver e organizar atividades para atender cada vez mais e melhor. Atualmente o projeto conta com 1.190 inscritos.

O projeto realizou esse ano o Circuito Esportivo Jovem que contou com cerca de 900 pessoas em duas edições em diversos núcleos esportivos pela cidade. No Departamento Social conta com 4 modalidades em 5 núcleos esportivos e atende aproximadamente 300 pessoas.

 

COMPETITIVO 

 

 

Com um total de 183 pontos obtidos, a equipe de Indaiatuba conquistou o título de Bicampeã geral dos 63º Jogos Regionais de Americana. O resultado conquistado pelo grupo foi um feito novamente inédito. Pela primeira vez em sua história, a cidade foi bicampeã por pontos e estabeleceu novo recorde na conquista de medalhas, com 241 no total, sendo 145 de ouro, 64 de prata e 32 de bronze, ficando no 1° lugar na classificação geral dos Jogos, superando potências do esporte regional, como Americana (178 pontos) e Campinas (162 pontos) segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Indaiatuba participou do 83º Jogos Abertos do Interior em Marília e conquistou um marco histórico nesta competição sendo 15º colocada com 98 pontos e 124 medalhas (81 de ouro, 35 de prata e 09 de bronze). As competições foram de 11 a 23 de novembro e para essa edição, a equipe da Secretaria de Esportes contou com a participação de aproximadamente 280 pessoas, entre atletas (240), técnicos (25) e a delegação (15). O destaque de resultados foi a Natação PCD com 59 ouros, 13 pratas e 1 bronze, consagrando-se campeã no masculino e no feminino.

Indaiatuba foi representada em 14 modalidades (Atletismo Masc. e Fem., Atletismo PCD Masc., Boxe Masc., Ciclismo Masc. e Fem., Futsal Masc., Ginástica Artística Masc. e Fem., Ginástica Rítmica, Handebol Masc. e Fem., Karatê Masc. e Fem., Natação Masc. e Fem., Natação PCD Masc. e Fem., Taekwondo Masc. e Fem., Tênis de Mesa Masc. e Xadrez Masc. e Fem.). Ao todo, entre masculino e feminino, foram 23 times.

Além dessas competições, que são as mais importantes para o município, outros grandes resultados foram conquistados no segmento de lutas; esportes coletivos e individuais.
A Secretaria de Esportes deu apoio para competições, eventos de corridas, caminhadas e atividades esportivas para promoção de lazer, saúde e bem-estar físico, como: Campeonato Paulista de BMX; Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista; Jogos Escolares do Estado de São Paulo; Festival de Esportes Sobre Rodas Oakley; Super Nith Corrida Noturna; 69ª Prova Ciclística 1º de Maio 2019; Campeonato Paulista de Peteca; Campeonato Paulista de Triathlon; Corrida de Rua 5 Km e 10 Km; Campeonato Paulista de Aquathlon e Sportivo Xterra.

 

DESTAQUES

• O Voleibol, categoria Infantil Masculino (sub-16), foi com tudo na equipe adversária e se consagrou vitoriosa na disputa do Bronze nesta segunda feira contra o SESI Botucatu pela Taça Ouro da Liga de Sorocaba.
• Na Luta de braço, Indaiatuba foi representada por Samuel Ferreira Araújo, que foi Tetra Campeão Brasileiro.
• Parceria entre Indaiatuba e Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo promoveu atividades no projeto Centro de Formação Esportiva em ciclismo no Velódromo Municipal.
• Na Elite masculino da 69ª Prova Ciclística 1º de Maio, uma das mais importantes e tradicionais do país, no feriado do Dia do Trabalho, o atleta de Indaiatuba, Endrigo Rosa Pereira, conseguiu o Bicampeonato.
• Indaiatuba foi representada no Super Campeonato Brasileiro 2019 de Taekwondo. A modalidade tem se destacado nas competições nacionais e internacionais.

 

INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA

Este ano diversos investimentos foram empregados para implementar as práticas esportivas em Indaiatuba. Estão em andamento quatro grandes obras: os núcleos esportivos da Cecap (Vila Brigadeiro Faria Lima), do Jardim Carlos Aldrovandi e do Parque Campo Bonito. Nas três obras são investidos R$ 13,7 milhões. Destaque também para a urbanização do final do Parque Ecológico, inaugurada em dezembro.

O Complexo Esportivo Cecap oferecerá piscina semiolímpica aquecida, academia e ginásio poliesportivo com uma quadra de medidas oficias e arquibancada com capacidade para 463 pessoas.

O Núcleo Esportivo do Jardim Aldrovandi, terá uma piscina semiolímpica aquecida, equipada com cadeira de transferência acessível e arquibancada para o público. A academia oferecerá um espaço multiuso para exercícios aeróbicos e lutas.

O Complexo Esportivo do Campo Bonito, contará com piscina e ginásio poliesportivo. Um dos blocos é composto por uma piscina semiolímpica aquecida, academia e espaço multiuso para exercícios aeróbicos e/ou lutas. No outro bloco funcionará um ginásio poliesportivo com uma quadra de medidas oficias e arquibancada com capacidade para 463 pessoas.

O final do Parque Ecológico, entre o Jardim Paulistano e o Jardim Morada do Sol foi equipado com campo de futebol oficial com vestiários, quadra poliesportiva, duas meias quadras de basquete, estacionamento com espaço para eventos, playground, pista de caminhada e ciclovia no entorno de três lagos.
A Quadra Estação Cidadania – Esporte, construída no Centro Esportivo do Trabalhador, está em fase de conclusão e conta com quadra e arquibancada para 177 lugares no piso térreo e uma academia no pavimento superior.

O Half Pipe na Pista de Skate do Parque Ecológico já está pronta e logo será liberado para os skatistas utilizarem o espaço.

 

INAUGURAÇÃO

Em março foi inaugurado o Complexo Esportivo do Jardim Morada do Sol. O espaço localizado na rua Ricardo Bergamini, ao lado da Associação Amigos de Bairro XII de Junho, conta com uma quadra poliesportiva, piscina e academia cobertas. Foi construído em três etapas, sendo a primeira delas a quadra poliesportiva, construída em 2016. Com investimentos no valor de R$ 1.195.195,29, a construção da quadra recebeu um repasse do Governo Federal no valor de R$ 487.500,00, por meio de um convênio firmado com o Ministério de Esportes.

A segunda etapa de obras foi a construção de vestiários e arquibancadas, com o fechamento da quadra. A obra recebeu investimentos com recursos próprios no valor de R$ 1.271.959,44. Nessa etapa, o espaço ganhou vestiários masculino e feminino e também para a arbitragem, além de almoxarifado, depósito, área de serviço e sala de administração. A arquibancada foi construída para atender cerca de 500 pessoas.

A construção da academia e piscina foi a última etapa das obras do Complexo Esportivo. A área construída da academia, piscina e vestiário é de 933,25 m², e recebeu investimento em torno de R$ 1,6 milhões. O local também conta com uma área de estacionamento.