Sem a presença da torcida, ADI retorna às quadras para disputa da Liga Paulista de Futsal

Jogadores fizeram teste para a covid no início da semana

A disputa da Liga Paulista de Futsal foi suspensa no final de março, poucos dias antes da estreia da Associação Desportiva Indaiatuba (ADI), em virtude da pandemia de covid-19. Seis meses depois, a competição retorna e o time local faz sua estreia amanhã (25/9), diante do Hortolândia Futsal, às 19h45, jogando em casa, mas sem a presença de torcedores.

Antes disso, os jogadores passaram por testes de RT-PCR para a covid, realizados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados deram negativo.

“Os atletas devem chegar prontos para o jogo, não podem usar os vestiários e nem mesmo fica na quadra. As equipes devem chegar uma hora antes, aquecer, jogar e ir embora”, destaca Maximiliano Undiciatti, presidente da ADI Futsal.

“Fizemos o teste rápido com os jogadores quando eles se reapresentaram, há cerca de um mês, e agora fizemos o PCR, uma obrigatoriedade da própria Liga, na semana que antecede o jogo”, conta.

A equipe teve algumas mudanças. “Tivemos a saída do Lucas e a chegada do Flavinho. Também subimos quatro atletas do Sub-20, que não terá competição este ano, com o aval da nossa comissão técnica e do técnico Juliano Ripabello” afirma Max, que avalia o retorno da competição.

“Tivemos que voltar após cinco meses parados, fazer uma nova pré-temporada. Isso aumenta o risco de lesão, pois os jogos oficiais são mais intensos e exigem mais dos atletas”.

“Nossa maior preocupação é dar suporte aos atletas para eles fazerem um bom trabalho durante a semana e também para afastar o risco da Covid-19”, conta o presidente. “Durante os treinos medimos a temperatura e os atletas respondem um relatório, todos os dias, sobre sintomas. Hoje a preocupação maior é com a preocupação de cada um. O foco hoje é manter todos saudáveis e uma estrutura de treino. Depois é torcer para ninguém se contaminar, pois praticamos um esporte coletivo”, diz o presidente da ADI.

GRUPOS

Dezesseis equipes participam da competição, divididas em quatro grupos. A ADI Futsal está no Grupo B, junto com Hortolândia, Pulo do Gato (Campinas) e N10 (Jundiaí). Todos se enfrentam em ida e volta dentro das chaves e se classificam os três melhores colocados.

Os líderes de cada grupo seguem direto para as quartas-de-final, enquanto os segundos e terceiros lugares se enfrentam em playoff em duas partidas, garantindo assim mais quatro vagas. A realização de testes para Covid-19 antes dos jogos não será obrigatória, mas a Liga Paulista de Futsal exigirá que jogadores e comissão técnica respondam a um questionário e passem por avaliação médica antes de cada partida.