Tem início a nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo em Indaiatuba

Toda a população acima de 6 meses até 60 anos deve procurar o posto de saúde mais perto de casa para atualizar a situação vacinal

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2020 tem início nesta segunda-feira (10/2), em todo o país. Nesta etapa, serão vacinadas prioritariamente as crianças a partir de 5 anos a adolescente até 19 anos (dezenove anos, 11 meses e 29 dias) de idade, mas toda a população acima de 6 meses até 60 anos deve procurar o posto de saúde mais perto de casa para atualizar a situação vacinal. A campanha, de forma seletiva, segue até o dia 13 de março. O Dia D da imunização será no próximo sábado (15/2).

Estará disponível para esta ação, a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Por isso, é de extrema importância que compareçam às unidades com a carteirinha de vacinação para avaliação e registro da vacina. As vacinadoras avaliam a situação individualmente, conforme o calendário vacinal vigente.

Em Indaiatuba, a vacina é aplicada em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 17h. Basta comparecer com documento a carteirinha de vacinação.

No dia D, a vacina será ofertada na UBS Camargo Andrade, PSF Parque Corolla e nos consultórios móveis que estarão na Praça Dom Pedro II, no Centro, e no Parque Ecológico em frente a UPA, das 8h às 17h.

A DOENÇA

Os sintomas do sarampo são febre alta, erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite, pequenas manchas brancas no interior da bochecha e manchas vermelhas pelo restante do corpo. O vírus pode ainda causar lesões cerebrais e outras complicações que podem levar a óbito, uma vez que não há tratamento específico para a doença. A vacina é a melhor forma de prevenção.