Fiec sediará pela 1ª vez desafio tecnológico da Nasa

O Space Apps acontecerá de 18 a 20 de outubro, no espaço Coworking Parque

Por Patrícia Lisboa

Neste ano em que se comemora 50 anos que a nave da missão americana Apollo 11, com o astronauta Neil Armstrong, pousou na Lua, a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) sediará o NASA Space Apps Challenge, um desafio de desenvolvimento tecnológico promovido pela Nasa (Agência Espacial Norte Americana). A competição acontecerá de 18 a 20 de outubro. O lançamento foi realizado em entrevista coletiva, no espaço Coworking Parque, da Fiec, nesta terça-feira (10/9).

Os organizadores explicaram que, no desafio, os especialistas participantes têm de desenvolver soluções inovadoras para questões apresentadas pela Nasa e que afetam a qualidade da vida na Terra. Para criar as soluções, os participantes do desafio terão acesso aos dados da Agência Espacial Norte Americana, que, além de levar o homem à Lua, é responsável pelo desenvolvimento de diversas tecnologias utilizadas em todo o mundo. Foi a Nasa que criou, por exemplo, o conceito das câmeras digitais, tão presentes no nosso dia a dia.

“Os problemas são propostos pela Nasa, mais ou menos um mês antes do desafio. São questões tanto da Terra quanto do espaço como, observação de planetas, preservação de oceano; são problemas bem ‘fora da caixa’ (fora do comum), para, por exemplo, auxiliar um astronauta durante uma missão. Temos pessoal da tecnologia, do designer; pessoal que trabalha com investimentos. A ideia é compor um grupo bem plural para que a gente consiga ter uma solução bacana no desafio. Ao final, 12 equipes vão concorrer ao Nasa Space Apps global. O grande ganhador poderá fazer uma visita à Nasa, para apresentar o projeto criado”, contou Gustavo Ehrhardt, um dos organizadores do desafio, em Indaiatuba, e ex-aluno da Fiec.

O desafio acontecerá, simultaneamente, em 75 países e 200 cidades, sendo 25 no Brasil. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), Indaiatuba é a única a sediar a competição.

“Indaiatuba foi uma das cidades selecionadas para sediar o evento por ter uma equipe de organização que já trabalhou com eventos, por ter a infraestrutura necessária disponível (o espaço Coworking da Fiec), ter empresas de tecnologia, ter escolas de tecnologia (a Fiec), ou seja, por ter estrutura e ambiente propícios para executar o desafio”, explicou Gustavo Ehrhardt, um dos organizadores.

“O fato do local do evento ter internet de qualidade e ser de fácil acesso, além dos patrocínios obtidos, também foram fundamentais para trazer o Space Apss para Indaiatuba”, acrescentou Thales Fischer Levy, que também é organizador do desafio na cidade.

O superintendente da Fiec, Mário Cesar Cobianchi, lembrou que o espaço Coworking onde acontecerá o NASA Space Apps Challeng foi inaugurado, em julho, e é voltado exatamente para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica, especialmente em trabalhos de conclusão de curso (TCCs) Startups.

“A Fiec tem a chancela do governo do Estado de São Paulo por ser um centro de inovação tecnológica e, por meio dessa atividade (o desafio), colocamos esse espaço à disposição de toda a comunidade. Somos referência na RMC por ser a única cidade a receber o evento”, comentou Cobianchi.

“Mais uma vez, a Fiec sai na frente e vai sediar um evento da maior agência de tecnologia, a Nasa. Isso mostra a força da nossa cidade e das nossas empresas. Indaiatuba é uma cidade diferenciada”, comemorou o prefeito Nilson Gaspar (MDB).

O espaço Coworking Parque fica na Fiec 1, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405, Jardim Regina.

O desafio terá início às 18h do dia 18 de outubro.

Mais informações podem ser obtidas em NASA Internacional Space Apps Challenge.