Fim de semana tem programação cultural variada em Indaiatuba

Festival de Rock e peças teatrais são algumas das opções

O fim de semana está repleto de opções culturais em Indaiatuba. No Parque Ecológico, a final do Festival de Rock, com grandes apresentações dos candidatos e para encerramento dos dois dias de evento. Vários espetáculos teatrais serão encenados em outros pontos da cidade como parte da programação da 4ª Mostra Cênica e do 1º Casarão Stand Up Comedy.

A primeira atração acontece hoje, dia 2, com o Casarão Stand Up Comedy. O grupo de comédia Três Tigres Tristes promove o evento em parceria com a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. A apresentação será às 20h, no Museu Municipal Casarão Pau Preto. A entrada é gratuita, mas e necessário efetuar a retirada antecipada de ingressos no local da apresentação em horário comercial. Os ingressos serão limitados à capacidade do local (50 pessoas).

Amanhã à noite começa a 4ª Mostra de Artes Cênicas de Indaiatuba. O evento, que segue até o dia 31, visa incentivar o interesse da população pelas artes e suas manifestações, e a formação continuada em artes cênicas. Neste ano, além da apresentação de grupos de teatros amadores, estudantis e companhias de produções teatrais formados e sediados em Indaiatuba, a ação contará ainda com oficinas artísticas e encontros de gestão cultural, que serão ministrados pelo grupo de teatro Os Geraldos.

As aulas foram viabilizadas pelo ProAC ICMS (Programa Estadual de Apoio à Cultura), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e acontecerão no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano) sempre aos finais de semana. Ao todo, serão 30 vagas para a Oficina de Teatro e 50 para os Encontros de Gestão Cultural, com inscrições até o dia 7 de agosto ou enquanto houver disponibilidade.

Para este fim de semana, a programação começa com Militão, Brozogó e o Diabo, do Grupo Gandaiá. Será amanhã, às 19h, no Ciaei. Na sequência, no mesmo local, Os Geraldo apresentam As Estrelas do Céu.

No domingo, é a vez do Grupo Ilimitados, com apresentação de improviso, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), a partir das 19h. Antes da peça, às 16h30, também no Piano, acontecem algumas oficinas com o grupo.

 

FESTIVAL DE ROCK

Também começa amanhã a final da 17ª edição do Festival de Rock de Indaiatuba, realizado pela Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Cultura. No sábado, dia 3, além da apresentação das dez bandas finalistas e definição da grande vencedora, haverá ainda shows com a Torture Squad e a Dr Sin.

Pela primeira vez o encerramento do concurso musical acontecerá no domingo, dia 4, quando a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba sobe ao palco com o espetáculo Queen in Concert. Todas as atrações são abertas ao público e serão realizadas em palco montado ao lado da Concha Acústica, no Parque Ecológico.

O Festival terá início no sábado (03) às 15h com a apresentação das dez bandas finalistas. A ordem de exibição definida em sorteio será a seguinte: Hutal (Indaiatuba/SP); Audiozumb (Franco da Rocha /SP); Hunger - (Indaiatuba/SP); Kêiscara (Alfenas/MG); Banda DVS (Indaiatuba/SP); Banda Doma (Guarulhos/SP); Aslam (Indaiatuba/SP); Desacato S.A. (São Paulo/SP); Mushgroom (Jundiaí/SP) e Azoo (Osasco/SP).

A banda Naguetta, de Osasco (SP), vencedora da edição de 2018 do Festival de Rock, se apresentará durante a apuração dos resultados. O corpo de jurados será o mesmo da fase eliminatória, realizada nos dias 29 e 30 de junho, sendo composto por Ivan Busic (baterista da banda Dr Sin), André Maini (guitarrista da banda Strike) e Wendel Barros (vocalista da banda Cólera).

Na sequência, sobe ao palco do Festival de Rock de Indaiatuba a Torture Squad, uma das maiores bandas de thrash/death metal do Brasil e que também será uma das atrações do Rock in Rio deste ano. Encerrando as atrações da noite, a Dr. Sin, um dos principais nomes do hard rock brasileiro, apresenta sua mais recente turnê e nova formação, composta pelos irmãos Ivan e Andria Busic e Thiago Melo.

 

QUEEN IN CONCERT

Pela primeira vez a final do Festival de Rock de Indaiatuba contará com mais um dia de evento. Domingo (04) a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba sobe ao palco para o encerramento do festival com o espetáculo Queen in Concert. No programa, clássicos da banda inglesa como Love of my Life, We Are the Champions I Want to Break Free, entre outros. A orquestra contará com as participações especiais do grupo Villa Jazz, do cantor Guga Costa e do Coral Cidade de Indaiatuba.

A apresentação, será às 18h no palco externo montado ao lado da Concha Acústica, no Parque Ecológico. A direção artística e a regência são do maestro Paulo de Paula, e a realização é da Secretaria de Cultura de Indaiatuba e da Associação da Orquestra de Indaiatuba.

Segundo o maestro Paulo de Paula a Sinfônica de Indaiatuba traz uma programação eclética que, além dos concertos clássicos – esperados de uma orquestra – também conta com uma programação popular especial, como foi com o Tributo a Pink Floyd, e agora com o Queen in Concert.

Com forte trajetória na música popular desde 2000, nos últimos anos Guga Costa também tem se destacado através de seu trabalho de intérprete-criador, na busca do diálogo entre os universos popular e erudito. Dentre suas principais influências estão o rock, a música brasileira e a música de câmara. Entre 2010 e 2011, integrou o naipe de tenores do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, onde trabalhou com maestros nacionais e internacionais renomados.

O grupo Villa Jazz, de Limeira, nasceu em 2001, juntamente com a escola de música Vila Jazz, através da visão de seis amigos em proporcionar uma perspectiva diferenciada no ramo musical. Vários projetos foram apresentados desde então, sempre visando a qualidade e a versatilidade no repertório, indo de Elis Regina a Jimmy Hendrix.