Educação de Indaiatuba é premiada pelo MEC em Destaques do Ensino Fundamental

Emeb Osório Germano e Silva Filho, com Ibeb 9.0, foi homenageada

A Escola Municipal Osório Germano e Silva Filho foi premiada no evento “Destaques do Ensino Fundamental” promovido pelo MEC (Ministério Da Educação). A homenagem aconteceu na quarta-feira (4), em Brasília/D.F., no auditório do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O objetivo é reconhecer as escolas de Ensino Fundamental que se destacaram nos resultados do último Ibeb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), realizado em 2017.

A secretária de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti, a professora/gestora da Emeb Osório Germano e Silva Filho, Elaine Cristina Garcia Gonçalves, e os alunos Ana Clara Pereira Gozzo, Enzo de Almeida Vieira Amstalden e Pedro Campos de Oliveira, ausente, pois ficou doente, receberam a premiação do Ministro do Estado da Educação, Abraham Weintraub. Além da homenagem, o grupo participou de um tour cívico guiado para conhecer pontos turísticos da cidade e aprender sobre a história de Brasília.

O evento também contou com a presença do diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (Presidente substituto do Inep), Camilo Mussi, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecília Motta, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia e secretário da Educação Básica, Janio Carlos Endo Macedo.

 

PRÊMIO

O prêmio “Destaques da Educação Fundamental” valoriza estudantes e profissionais da rede pública de ensino. Os alunos e diretores são oriundos de 15 estados e 19 municípios de todas as regiões do país, sendo um diretor e três alunos de cada escola. Foram contemplados quatro colégios por região, nas seguintes categorias: maior Ideb na última avaliação para os anos iniciais (5º ano); maior Ideb na última avaliação para os anos finais (9º ano); maior aumento nos resultados do Ideb em anos iniciais (5º ano) e maior aumento nos resultados do Ideb em anos finais (9º ano)


O ÍNDICE

Ideb de Indaiatuba é destaque entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O município é o primeiro no Estado de São Paulo e o segundo do Brasil com melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2017. Com o índice de 7,4, a rede municipal ultrapassou em 0,7 pontos a meta de 2017 e superou a meta estabelecida para 2021, que é de 7,1. A Rede Municipal de Ensino local também apresentou o mesmo índice da rede privada do Estado. O Ideb nacional das redes municipais foi 5,6 e o estadual foi 6,5.

A Emeb “Osório Germano e Silva Filho” é a primeira melhor escola do Estado com 9.0 no Ideb, e Emeb “Yolanda Steffen” se classificou como a décima quinta no ranking estadual. Todas as unidades escolares de Indaiatuba atingiram a meta prevista para 2017. Das 28 escolas municipais que participaram da Prova Brasil 2017, 22 já alcançaram ou ultrapassaram a meta prevista para 2021. A Emeb “Doardo Borsari” ultrapassou em 2,2 pontos a meta prevista para 2017 e a Emeb “Leonel José Vitorino Ribeiro” foi a unidade que apresentou o melhor índece comparado a 2015, com crescimento 1,5 no Ideb.