Espetáculo teatral reflete situação atual do negro no Brasil

Peça gratuita integra o Circuito Cultural Paulista

O Circuito Cultural Paulista, apresenta na sexta, dia 4, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), a peça “Contos Negreiros do Brasil”, um espetáculo-documentário sobre a condição real e atual do negro no Brasil.

Aparecem no tema o jovem estudante, o gay negro, a negra hipersexualizada pela sociedade, o menor infrator, a prostituta e a idosa. Com entrada gratuita, a peça será exibida às 20h e tem classificação indicativa 14 anos.

Os personagens veem as cenas por meio de estatísticas apresentadas pelo ator, sociólogo e filósofo Rodrigo França, com dados atuais que são expostos para a plateia. Os atores Aline Borges, Marcelo Dias e Valéria Monã interpretam todos os personagens contidos nos 12 contos do livro “Contos Negreiros” (Prêmio Jabuti - 2006), de Marcelino Freire. A direção é de Fernando Philbert e a direção musical é feita pela Maíra Freitas. As músicas do espetáculo são cânticos milenares da cultura Iorubá, vinda da cultura africana.

‘Contos Negreiros’ faz uma grande homenagem aos personagens negros que fizeram história, como: Machado de Assis, André Rebouças, Carolina Maria de Jesus, Virgínia Bicudo, Juliano Moreira e Lima Barreto. O Circuito Cultural Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada.

 

SERVIÇO

Contos Negreiros do Brasil

Data: 4 de outubro de 2019
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano) – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5.924, Jd. Morada do Sol
Entrada gratuita. Classificação 14 anos.