Confira os locais de vacinação no Dia D contra o sarampo em Indaiatuba

Campanha de imunização segue até o dia 25 deste mês; em novembro, foco serão adultos de 20 a 29 anos não vacinados

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba participa da Campanha Nacional de Vacinação Seletiva Contra o Sarampo que teve início nesta segunda-feira (7/10) e segue até o dia 25 deste mês. O Dia D de mobilização será no sábado, dia 19, das 8h às 17h, em seis pontos da cidade. Confira abaixo a lista dos locais de vacinação no Dia D de vacinação.

A vacina será aplicada nas crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade.

Nos demais dias, segundo a Secretaria de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão aptas para aplicar a vacina de segunda a sexta-feira, no horário da sala de vacinas. Basta comparecer com a carteirinha de vacinação.

“Neste primeiro momento, o foco da campanha são as crianças que ainda não foram vacinas. Nossa cidade tem uma pequena parcela que ainda não recebeu a vacina, mas queremos que todas nossas crianças fiquem imunes ao sarampo, pois só assim conseguiremos eliminar essa doença novamente. Por isso, contamos com a ajuda da população para verificar a carteirinha de vacinação e atualizá-la, se for necessário”, orienta a secretária de Saúde, Graziela Garcia.

Em novembro, do dia 18 ao dia 30, a campanha contra o sarampo será destinada aos adultos jovens, de 20 a 29 anos de idade, não vacinados.

A DOENÇA

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente: tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

LOCAIS DE VACINAÇÃO NO DIA D – 19/10 – DAS 8H ÀS 17H

- PRAÇA DOM PEDRO I
- PRAÇA DO CATO
- UBS 7 - MORADA DO SOL
- PSF PQ. COROLLA
- UBS CAMARGO ANDRADE
- UBS JD. MARITACAS