Novo Centro Odontológico será inaugurado amanhã no Morada do Sol

CEO do antigo Mini Hospital foi reformado e ampliará número de atendimentos

Vai ser inaugurada amanhã, dia 6, a segunda Unidade do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do tipo II. A unidade vai começar a funcionar às 8h15, nas dependências do antigo Mini Hospital, no Jardim Morada do Sol.

O local contará com cinco consultórios odontológicos com profissionais especializados em diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada (gengiva); cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia (canal) e atendimento a pessoa com deficiência. As Unidades de Saúde de referência para o novo CEO são: PSF Corolla, UBS VII, UBS João Pioli, UBS Campo Bonito, UBS Maritacas e Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança.

O prédio passou por ampliação da unidade, com troca de pisos e revestimentos, reforma da parte hidráulica e elétrica e readequações nas salas de atendimento. Conforme explicou o diretor do Departamento de Odontologia, Custódio Tavares Dias Neto, antes da reforma, o Centro Odontológico que funcionava no Mini Hospital realizava cerca de 1.100 procedimentos mensais, mas com a implantação do CEO no local, a expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é ampliar para 3 mil procedimentos/mês.

Os Centros de Especialidades Odontológicas propiciam a continuidade do cuidado em saúde bucal realizado pela rede de Atenção Básica. Os dentistas da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e, quando o caso exige maior complexidade, encaminham ao CEO.

A implantação e a manutenção do CEO é feita por meio de uma parceria entre o município, Estado e União. O município investe no serviço, mas também recebe recursos Estaduais e Federais de acordo com a classificação da unidade, sendo CEO do Tipo I, Tipo II ou Tipo III. É classificado como Tipo I o Centro de Especialidades Odontológicas que oferece três consultórios completos com três cirurgiões dentistas. O Tipo II oferece de quatro a seis consultórios completos, com quatro ou mais cirurgiões dentistas. Já no CEO Tipo III, são mais de sete consultórios completos com sete ou mais cirurgiões dentistas.